17 de novembro de 2009

Omitir ou não omitir?


A verdade é que a maioria das pessoas tem a tendência de omitir muitas coisas, coisas essas, que poderam causar uma enorme confusão e sem duvida prejudicar as duas partes. Uma, porque omitiu, logo vai ao encontro do ''mentir'', e por isso mesmo acaba por ficar mal. E a outra, porque ao descobrir algo que lhe foi omitido, acaba por ficar chateada com essa pessoa, e perde, inevitavelmente, um pouco da confiança que depositou no outro ser.
 Eu sei. Eu sei. Voces já devem estar a pensar que algo me foi omitido, e que isso me causou uma enorme repugnaçao. E sim, isso aconteceu mesmo. Fiquei chateada e sem a minima vontade de falar com o ser que me fez isso. Mas vá, tenho de admitir que eu, não sendo um ser perfeito, também já omiti coisas a alguém.. e para além de por vezes me safar, acabo por não me sentir muito bem com isso, porque vejo esse omitir como uma ''mentirinha'' que não se contou, mas que implicitamente acabou por tomar vida em determinado momento.
Muitas vezes temos esta tendência de omitir porque achamos mais facil. Consideramos que não estamos ''totalmente'' a mentir, mas no entanto estamos a esconder algo que poderia prejudicar qualquer tipo de relação. O pior é mesmo quando este facto que foi omitido é descoberto, pois isso poderá levar, eventualmente, a um desentendimento que poderia muito bem ter sido evitado. Mas, na maior parte das vezes, estas omições são feitas por ''pura inconsciência, na medida em que achamos que assim será muito mais fácil para ambas as partes.
Enfim, isto é tudo muito bonito e tal, mas nós, sendo seres humanos que somos, não conseguimos evitar certos e determinados comportamentos. O ideal é mesmo aprender a lidar com eles e a dar a volta ás situações, porque se nao for assim, nunca mais saímos da ''sepa tortar''!

1 comentário:

Mr. Me disse...

Numa relação, mentiras e omissões, não deveriam existir.

Mas que às vezes dão imenso jeito, lá isso...!!

Nem temos de estar a falar de traições, mas por vezes, de simples opiniões que a serem dadas, poderão ferir de algum modo a outra pessoa...

E, para que fique aqui bem registado, a sinceridade total para mim, não existe.

Um beijo grande oh coisinha!