1 de dezembro de 2008

1 de Dezembro, não pode passar em branco!

Hoje dia 1 de Dezembro de 2008 é o Dia Mundial da SIDA, e como tal achei que esta data nao deveria passar em branco pois temos de pôr nas nossas cabeçinhas malucas que nao acontece só aos outros e que hoje em dia estamos cada vez mais cientes disso. Por isso acho mesmo melhor começar com uma pequena definição do que é SIDA e os problemas de saúde que nos pode causar:
'A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões.
A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa. '


Como podem ver sao muitas as doenças que nos podem 'deitar a baixo' quando temos o vírus do HIV, mas nada está perdido.. são milhões as pessoas que lutam diariamente contra esta doenças e hoje em dia apesar de nao haver uma cura definitiva existem tratamentos e medicação diária que permite aos portadores do HIV viverem durante anos, desde que respeitem essa medicação e tenham os devidos cuidados.´
Para finalizar só que queria fazer um apelo a todas a pessoas que não são portadoras deste vírus, não maltratem ou sejam inconvinientes com as pessoas portadoras deste vírus, porque elas são pessoas iguais a nós e com o mesmo direito á vida e ás maravilhas que ela nos proporciona e oferece!
Mais um pequeno apelo é este video que nos transmite em poucas palavras e imagens aquilo que é o HIV...



2 comentários:

tanya disse...

Olá fanas!!Ontem, durante a noite (de trabalho), consegui ver um pouco de um dos meus filmes favoritos - Filadélfia - aconselho vivamente a quem nunca viu e quem já viu a rever!Consegue demonstrar muito bem o preconceito que persiste em relação aos portadores deste vírus e as dificuldades que têm todos os dias de enfrentar, quer físico, quer emocional. Gostei muito do teu post e fico muito contente por estares alerta para este problema, embora apenas uma pessoa não consiga mudar o mundo, pode causar nele uma grande diferença :)

beijinhos*

fanas disse...

obrigada pelo conselho, quando tiver tempo vou ve-lo ;)
pois, estamos todos cientes dos problemas que nos rodeiam mas a maioria das pessoas nem se quer dar ao trabalho de pensar neles e depois quando algo acontece, tal como ter uma doença deste género, arrependem-se de nao ter dado mais atenção a este tipo de probelmas.. o pior é que por vezes o arrependimento já vem demasiado tarde.