8 de novembro de 2008

girassol girassol


Girassol, uma flor sem dúvida linda.. a minha favorita!

Como tal fui pesquisar um pouco sobre ela e descobri coisas bem engraçadas :D

Um pouco de história:

Os girassóis são plantas originárias das América do Norte e América Central cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.

Alguns Mitos:

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Segundo a mitologia grega, certa moça, chamada Clitia, apaixonou-se pelo deus do Sol Apolo e, sem poder alcançá-lo, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem .
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
A flor pode ser considerada a planta-simbolo do Novo Milénio.

Sua utilização:

Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraido o óleo de girassol que é comestível. A produção mundial ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grão.
semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro.
sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.
A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.

Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos. As sua folhas podem podem inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno


Agora digam lá se nao concordam comigo, para além de ser uma flor lindissima é tambem muitissimo interessante.. as coisas que podemos descobrir sobre uma linda e simples planta sao tantas e tao magnificas.

1 comentário:

tanya disse...

Eu também gosto muito do girassol e desconhecia tantas utilizações e mitos que lhe estão associados!
Obrigada fanas!!