21 de outubro de 2008

Economia trocada


Hoje estava eu muito bem a jantar quando me deparo com uma noticia que falava do banco do estado e na nova medida adoptada por ele.
Naoconsigo explicar claramente em que consisitia mas basicamente tratava-se de um acordo entre o banco e qualquer pessoa que queira pedir o emprestimo ao banco.. quando a pessoa deixa de pagar esse emprestimo o banco fica-lhe com a casa e a pessoa passa a viver na 'sua propria casa' mas neste caso ela encontra-se arrndada a ela mesma. Acho que esta crise está a levar o país a adoptar medidas muito complicadas e que poderão nao ser as melhoras para muitas boas pessoas que por aí andam.
Com esta crise associada a estas medidas confusas começo a ficar com medo de como será o mercado de trabalho e de como estarão as economias portuguesas quando eu começar a trabalhar. Tenho medo de nao me conseguir aguentar, de não ter um ordenado acessivel que me ajude a viver uma vida digamos calma e sem muitas preocupações económicas.
Custa-me pensar que anda por aí muito boa gente a viver na miséria e a trabalhar bem mais que 8 horas por dia para conseguir por um prato de comida decente na mesa, quanto mais ter dinheiro para usufruir de muitas outras coisas como ir ao teatro, ao cinema, viajar.. Sao coisas que apesar de tudo (para mim) sao essenciais na nossa vida. Mas como poderemos nós querer fazer estas coisas se a economia do país está cada vez pior e se as pessoas estao cada vez mais endividadas?
Será assim tao dificil ter uma 'boa' vida com o ordenado da maioria dos portugueses? Eu calculo que sim.. Felizmente os meus pais têm a possibilidade de me dar uma boa vida, sem preocupações e estão sempre dispostos a dar-me tudo, tudo o que podem e que está ao alcançe deles..
Espero que o país melhore a sua situação económica e que se Deus quiser quando eu entrar no mundo do trabalho as coisas ja tenham evoluído para melhor, bem melhor...

1 comentário:

tanya disse...

Concordo plenamente contigo!! Também ouvi falarem dessa medida na rádio e confesso que não a compreendi muito bem. Outra coisa interessante que também ouvi foi que Portugal é um dos países com maior diferença entre as classes sociais. Ou seja, esta crise não é para todos, quem tem muito consegue ter cada vez mais e quem pouco tem, fica com ainda menos. Isto não vai nada bem...